“Steve Jobs trouxe para o senso comum a noção de qualidade na prática, uma síntese do conceito de excelência, não tanto pelos produtos da Apple em si. Ele demonstrou o ‘tao da excelência’ de uma maneira muito clara. No âmbito da tecnologia, Jobs lembra um pouco Ayrton Senna no sentido do nosso resgate de nação, pois ambos tinham a noção perfeita de que tinham uma missão. E a missão de Jobs era algo profundamente enraizado nele. Um compromisso inegociável com a excelência
Evaristo Santiago, especialista do Instituto Nacional de Tecnologia e ex-gerente de tecnologia de informação na Comissão Nacional de Energia Nuclear
“O foco de Steve Jobs na nuvem computacional representa a transição para um mundo totalmente digital, ao qual os poucos aparelhos da linha tradicionalmente espartana da Apple terão acesso. No passado, ele já havia tentado transformar o computador pessoal em um hub digital, mas ainda não era possível. Foi logo antes de morrer que ele, finalmente, viu meios tecnológicos para realizar isso. Tudo o que a Apple lançou até agora sinaliza que o caminho dela é a nuvem
Cássio Gondim, coordenador de TI do laboratório de computação gráfica TecGraf da PUC-Rio
“As rejeições que enfrentou em sua infância deixaram-lhe marcas. Sob essas condições, Steve Jobs teria tudo para se tornar um psicopata ou um marginal. Ele venceu porque possuía algo só dele, um ‘drive’ que o levou a realizar e se superar. O desígnio imposto pelos pais biológicos de que Jobs deveria ter um dia grau universitário passou-lhe a mensagem de que teria que ser alguém na vida e deixar uma contribuição para o mundo. Sua meta era mostrar a seus pais o quanto eles perderam por tê-lo abandonado, fazendo-os se arrepender de não terem ficado com ele. Jobs foi um exemplo de superação, sabendo transformar uma terrível situação de infância numa fonte de motivação produtiva e criativa que o levou até o sucesso que teve
Junia de Vilhena, psicóloga, do Departamento de Psicologia da PUC-Rio
“Quando criou a Pixar, Jobs passou cinco anos perdendo praticamente US$ 1 bilhão por ano. Mas foi o tempo para sua equipe se desenvolver, até que produziu “Toy Story”, o primeiro longa feito só em computação gráfica. Se pensasse como muitos empresários da atualidade, teria fechado a Pixar no segundo ou terceiro ano. Sua persistência o levou a “Toy Story 3”, o primeiro longa animado a alcançar US$ 1 bilhão na bilheteria mundial
Gabriel Cruz, animador, professor de animação digital da Universidade Veiga de Almeida e editor do Blog Animação S.A do site do GLOBO
“Diz o filósofo Marshall McLuhan que o meio é a mensagem. Com sua plataforma, Jobs criou o meio, e é nele que todo conteúdo estará. Acredito numa convergência total para um único produto Apple, que substituiria iPhone, iPad e Macs
Fernando Nery, sócio-fundador da empresa Módulo, de soluções de governança e risco
“É muito raro um executivo com tanta responsabilidade ter tamanho apreço pelo design e pela experiência do usuário como um todo. Steve Jobs foi um dos poucos CEOs que colocavam a qualidade em primeiro lugar, mesmo que isso fosse lhe custar muito dinheiro. Ele não se importava em ser o melhor. Ele queria ser muito melhor. Steve conseguia observar o comportamento humano e desenvolver produtos fáceis de usar e elegantes sem muita pesquisa. Foi o maior designer de experiência de todos os tempos
Felipe Memoria, especialista em usabilidade e design de produtos interativos, diretor de design de produto da HUGE
“Jobs nos deixou como herança uma nova estética e um jeito inovador de se comunicar. Hoje, a comunicação de marketing, expressa na propaganda comercial, ficou com uma marca do pensamento e do estilo de Steve Jobs. É uma influência que está mudando o negócio da propaganda. Junto com o Google, a Apple instituiu uma verdadeira revolução na comunicação
Celso Japiassu, publicitário, ex-presidente da Denison e ex-gerente de marketing da Firjan
“Com o iCloud, o serviço da Apple de armazenamento e sincronização de arquivos na internet, Jobs fechou sua carreira com chave de ouro. Ele sempre se esforçou para promover a integração vertical de tudo o que criava, e isso é a consagração dessa filosofia
Rafael Fischmann, fundador do site MacMagazine, que esteve em duas apresentações de Jobs
DA AGÊNCIA O GLOBO
Steve voce era e sempre sera o cara :P
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